Chegou mais um Boletim Pirado. Confira os conteúdos selecionados pela nossa curadoria. Pegue seu café e aproveite!
Arqueólogos investigam mosaico de chinelos em antiga villa romana 🩴
Onde? Artnet 📰
Quando? 19/08/2025 📅
Durante sete décadas de escavações intermitentes na Villa Romana del Casale, na Sicília, arqueólogos encontraram mosaicos curiosos: mulheres de biquíni jogando bola, cupidos pescando e até chinelos muito parecidos com os modelos modernos. Seriam as primeiras Havaianas da história?
Datada dos séculos III ou IV d.C., a vila cobria mais de 37 mil metros quadrados e foi preservada graças a um deslizamento de terra medieval. Com ambientes como ginásios, piscinas, salas de banquete, banhos e quartos decorados com murais e mosaicos temáticos, o lugar reflete o estilo de vida da elite local da época.
Esta pintura do século XIX inspirou a nova capa do álbum de Taylor Swift? 🧝♀️
Onde? Hyperallergic 📰
Quando? 20/08/2025 📅
A capa de The Life of a Showgirl, próximo álbum de Taylor Swift, parece dialogar com a obra Ophelia (1851–52), de John Everett Millais. Inspirado no drama Hamlet de William Shakespeare, o trabalho de Millais retrata a amante rejeitada do príncipe Hamlet, nos momentos anteriores à sua trágica morte por se afogar em um riacho. Nos tons verde-azulados, Swift flutua em água turva com braços abertos, como a personagem retratada pelo pintor pré-rafaelita.
Um livro escrito com tinta que desaparece como memórias busca recontar a história da demência 📖
Onde? Dezeen 📰
Quando? 21/08/2025 📅
O livro 4,4,4&2 utiliza uma tinta que desaparece com o tempo para reproduzir o apagamento gradual de memórias causado pela demência. Com aparência de caderno de receitas de família, ele reúne fotos, mapas e anotações pessoais que vão desbotando lentamente ao contato com ar e luz.
Cada exemplar do livro desaparece de forma única, refletindo como a demência afeta cada pessoa de maneira diferente. A proposta é provocar empatia e conscientização, reforçando o papel de apoio da comunidade ao redor de quem convive com a condição.
O marido a fez desistir da pintura. Agora, suas obras estão decolando no mercado 👩🎨
Onde? Artnet 📰
Quando? 21/08/2025 📅
Durante sua vida, Marie Bracquemond foi uma artista respeitada, exposta em salões importantes e admirada por nomes como Monet e Degas. No entanto, seu talento foi sistematicamente desencorajado pelo próprio marido que desmerecia suas ambições e isolava sua obra.
Isso a levou a abandonar a pintura em 1890, mesmo após contribuições marcantes ao Impressionismo. Mais de um século depois, sua obra está sendo reconhecida e em franca ascensão no mercado. Apenas em 2024, 162 pinturas da artista foram vendidas em leilões. Entre os compradores grandes instituições de arte pelo mundo, como o Musée d’Orsay.
Conheça essas joias de prata personalizáveis com blocos de LEGO 💍
Onde? Colossal 📰
Quando? 25/08/2025 📅
Com sede em Berlim, o Studio GOGO aposta no minimalismo divertido ao transformar a nostalgia dos blocos LEGO em anéis de prata esterlina. Cada peça vem com tijolinhos coloridos e intercambiáveis, que podem ser trocados de acordo com o humor ou o look do dia.
Exposição de Monet bate recorde e se torna a mais visitada da história do MASP 🌿
Onde? G1 📰
Quando? 26/08/2025 📅
A exposição A Ecologia de Monet, em cartaz no MASP desde maio, bateu recorde histórico com mais de 410 mil visitantes, superando Tarsila Popular (2019). Curada por Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, propõe uma leitura contemporânea da obra de Claude Monet, destacando sua relação com a natureza diante das questões ecológicas atuais.
Dividida cinco núcleos temáticos, a mostra reúne 32 pinturas de várias fases, incluindo as séries de Giverny e Nenúfares. Se não conferiu ainda, corre que a mostra vai só até sábado (06/09).
O continente africano quer um mapa-múndi mais preciso 🗺️
Onde? Hyperallergic 📰
Quando? 27/08/2025 📅
A União Africana passou a endossar uma nova projeção cartográfica mais fiel à realidade: o mapa Equal Earth. A decisão faz parte da campanha Correct the Map, que contesta o uso contínuo do mapa de Mercator por representar a África muito menor do que ela realmente é.
No mapa de Mercator, por exemplo, a Groenlândia parece ter o mesmo tamanho que o continente africano, quando, na realidade, a África é aproximadamente 14 vezes maior. O objetivo da campanha é devolver ao continente não apenas sua verdadeira proporção e importância no mapa-múndi, mas também no imaginário geopolítico global.
O mais antigo livro de receitas que chegou até nós 🍽️
Onde? My Modern Met 📰
Quando? 27/08/2025 📅
De Re Coquinaria, considerado o mais antigo livro de receitas ainda existente, oferece um vislumbre da alimentação na Roma Antiga. O livro mostra que os romanos cozinhavam com base no olfato, no tato e na tradição, não havendo medidas exatas.
Compilado entre os séculos I e V d.C., a obra mostra o papel central das carnes na dieta romana e o aproveitamento integral dos alimentos. Os romanos valorizavam cozinheiros que conseguiam mascarar o sabor de ingredientes simples ou deteriorados, transformando-os em pratos requintados.
Pintura saqueada pelos nazista aparece em anúncio imobiliário na Argentina. E desaparece novamente 🔍
Onde? The New York Times 📰
Quando? 28/07/2025 📅
Após de 80 anos de desaparecimento, Retrato de uma Dama, do pintor italiano Giuseppe Ghislandi, foi identificado em uma sala de estar na cidade de Mar del Plata, na Argentina. A descoberta foi feita por jornalistas holandeses ao encontrarem a obra pendurada sobre um sofá em fotos de um anúncio imobiliário.
A dona do imóvel é filha de um ex-oficial nazista que saqueou a pintura do marchand judeu-holandês Jacques Goudstikker durante a Segunda Guerra. Apesar da euforia inicial, quando promotores argentinos entraram na casa, a pintura já havia desaparecido novamente.
A obra de arte soviética que espionou os EUA 🗣️
Onde? BBC 📰
Quando? 28/08/2025 📅
Em 1945, escoteiros russos presentearam o embaixador norte-americano em Moscou com uma réplica entalhada do Grande Selo dos Estados Unidos. O que parecia um gesto amigável escondia um dispositivo de escuta bastante engenhoso.
O aparelho foi criado pelo físico Léon Theremin, também inventor do primeiro instrumento eletrônico musical da história. The Thing, como ficou conhecido o dispositivo, espionou conversas diplomáticas, completamente não detectadas por sete anos. A verdadeira arte da espionagem!