O ano de 2023 tem tudo para ser um marco temporal. Sim, passamos os últimos anos recebendo uma imensidão de novas tecnologias e este ano não está sendo diferente.
Até porque as inteligências artificiais estão cada vez mais inteligentes e menos artificias. O que me refiro é no nosso papel, quanto marca e consumidor, neste contexto.
A pandemia, apesar de devastadora, ascendeu de forma muito rápida segmentos, marcas e empresas. Entretanto, também acelerou a possível decadência destas mesmas empresas.
O fim está mais próximo. E quem sobreviverá? 💪
Apesar do meu papel pouco neutro nesta análise, as marcas terão cada vez mais um papel significativo em nós, pessoas, e no sucesso dos nossos negócios. O recém revelado caso Americanas é uma prova deste cenário.
Com um resultado positivo em 2022, a maior distribuição de dividendos da sua história, acabou caindo em um escândalo que quase pôs fim a uma das maiores varejistas do país. A prova de que o fim também está mais perto do que parece e de que a marca tem valor, muitas vezes sendo o principal ativo da empresa.
A Interbrand acabou de divulgar o ranking das marcas mais valiosas do Brasil e, apesar de tudo e da posição inferior a 2022, a Americanas permanece entre as principais, ocupando a 19ª colocação com valor da marca estimado em R$ 844 milhões. Certamente fatos como esse já mostram que 2023 será um marco, mas mais do que isso, é a certeza de que precisamos dar a devida atenção às nossas marcas.
A gente mudou, não compramos mais de marcas que não nos identificamos e que estão em desacordo com os nossos valores. Queremos marcas que nos entendem e que usam, de forma ética e responsável, a imensidão de dados que damos sobre nossas interações, opiniões e preferências.
Somos clientes de quem gera valor, não unicamente financeiro. Marcas de propósito e que conversam conosco, não que nos vendem produtos e serviços. Marcas que temos o orgulho de dizer que somos clientes, ou melhor, que fazemos parte deste grupo ou comunidade envolta em um mesmo propósito.
Por tudo isso, que 2023 será um marco. A informação está cada vez mais disponível, não custa caro e nem leva tanto tempo aprender algo novo.
O mercado está repleto de opções, não é difícil mudar de prestador de serviço ou testar um novo produto. Certos serviços nem serão tão necessários com o advento de tantas novas AI.
Quem sobreviverá? As marcas que entenderem isso 🤔
As marcas precisam cada vez mais entender o quão importante é gerar uma percepção positiva e, de fato, agregar valor. O sucesso a curto prazo pode ser o fim ao longo prazo. Tratar cliente como número e achar que a marca é apenas o seu logo, pode ser o caminho ideal para o fracasso da sua empresa.
Então, se você está lendo isso, é um indício que já está à frente da maioria e certamente muito mais distante do fim. Até porque, como cliente da A27, ir além também é um dos seus dilemas.
Forte abraço!